Black Diamond Apple: a magia dos presets 🔮✨

Então, porquê Black Diamond Apple? O nome serve de homenagem a uma maçã única, que cresce em condições improváveis para qualquer fruto – não quero dar spoilers, está no guia. Assim como essa maçã insólita, o uso que eu dou ao RC-20 é fora do vulgar e a escolha do nome reflete essa singularidade.

Estou a utilizar o RC-20 como uma ferramenta de mistura, não para uma intensa manipulação do som, mas de forma subtil. Uma abordagem delicada, criando pequenas texturas e realçando harmónicos com distorção, saturação e EQ.

Para Todos os Níveis:

Não importa se és um produtor experiente ou se estás a começar, estes presets são como um atalho para o som que procuras. São 18 pontos de partida cuidadosamente criados para inspirar e elevar a tua música.

Neste video estou a dar bypass e a ligar os diferentes RC-20 nos drums. Repara como o 808 ganha uma nova atitude, os hi hats ficam menos finos sem deixarem de furar, o kick ganha um “oomph” e o rim fica com um pouco mais corpo. Isto são só drums, imagina o resto.

Experimenta em Qualquer Lugar:

Os presets “Boost”, “Make Wide” e “Cozy Movement” estão sempre à mão quando misturo, uso-os – ou uma variação deles – em todos os projectos. Há outros presets com nomes mais sugestivos como “If the Snare’s a lil’ thin”, “Put it on Vox” e “Now strings are STRINGS” mas também são usados noutros elementos que não os que estão no título.

“This is the way”…

…mais ou menos. Por vezes há settings de plug-ins que são confusos, por exemplo um preset chamado “Acustic GTR” diz-te que é indicado para uma guitarra acústica, mas uma guitarra acústica sem processamento pode soar de variadas formas, isto é: se é nylon ou steel, se estiver com o setup fresco e cordas novas, se for bem ou mal tocado e bem ou mal gravada, etc. Agora, se o preset se chamar “For boomy Acustic GTR” sabes que serve para guitarras que têm demasiado caixa/corpo e isso já te leva a testar por exemplo numa voz que tenha muito efeito de proximidade.

Ao contrario de alguns packs de presets, eu decidi incluir um pequeno guia a indicar a utilidade de cada preset. Porque nasceu e como o uso. Os meus presets – para qualquer plug-in, não só o RC-20 – nascem da necessidade de corrigir ou melhorar algo de forma recorrente. Se me vejo a fazer uma tarefa repetidas vezes, para acelerar esse processo, crio um template ou preset que me permita ter um ponto de partida, para chegar ao som que procuro, mais rápido.

Curioso para ouvir a diferença?

Eu estou curioso para saber como é que vai ser recebido este pack. Eu lembro-me do meu início e de usar presets, tanto os que vêm com plugins como os que lia e via em revistas, blogs e Youtube. Dava-me uma perspectiva diferente sobre como abordar determinados sons e espero que este pack sirva o mesmo propósito. Eventualmente posso fazer uma chamada zoom ou discord com a malta que comprar o pack a fazer um breakdown de como aplico os presets e receber feedback.

Written by: Mic