Terminologia
Com o tempo tenho me apercebido que há alguma confusão com diferentes nomes e terminologias em estúdio, tanto na forma de escrever, como na forma de as dizer. Para facilitar a comunicação e para que não seja constrangedor na próxima vez que fores a um estúdio, ficam aqui algumas:
Ad-libs – isto acaba por englobar muita coisa, no trap são os Skrrt, Ey, Whoo, Lez’go e por aí fora. No R&B pode ser um pequeno riff melódico de voz entre versos. No fundo adlibs são pequenas coisas improvisadas ao longo do som para lhe dar contexto e/ou ambiente.
Backs, background vocals ou segundas vozes – Quando se reforça determinada palavra ou conjunto de palavras, pode ser um uníssono ou em harmonia.
Beat – termo usado para falar do instrumental, normalmente para descrever instrumentais de hip hop.
Double ou Stack – Mais usado em refrões e bridges. É quando gravas vários takes da mesma secção, com o mesmo tempo, melodia e feeling.
Multitrack – São as pistas dos elementos individuais separados. Alguns podem ser mono, enquanto outros são estéreo. Podendo ter sido gravado de microfone ou entradas diretas, programados num sequenciador ou sampler.
Stems – As stems são pistas estéreo resultantes da mistura de várias faixas individuais. Por exemplo, uma stem de bateria normalmente é um ficheiro de áudio estéreo que soa à bateria toda (bombo, tarola, timbalões e pratos) já misturada.
TV Mix – É um export do tema sem as vozes principais e com o resto das vozes a um volume mais baixo para ser usado ao vivo.
Se te lembrares de alguma pertinente diz-me pelo formulário que adiciono.